top of page

Título: 150 anos após – A Guerra do Paraguai: entreolhares do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai

Autor: Ana Paula Squinelo (org.)

Editora: Ed. UFMS

Ano: 2016

Volume: volume 1 (370 p.); volume 2 (373 p.)

Resumo: A obra foi organizada e publicada como parte das atividades realizadas no marco dos 150 anos da Guerra do Paraguai e apresenta um painel diverso e contemporâneo referente à temática ao problematizar novas e velhas fontes, temas, abordagens e sujeitos. Contou com a colaboração de 33 autores/as do Paraguai, Brasil, Argentina, Uruguai, França, Itália e México e está estruturada em 33 Capítulos dispostos em dois volumes: Volume 1: Parte I – História e Historiografia e Parte II – Sujeitos, Imprensa e Cotidiano. Volume 2: Parte 3 – Linguagens: manuais didáticos, literatura e cinema, Parte 4 – Teatro de operações no sul do antigo Mato Grosso e Rio Grande do Sul, Parte 5 – Símbolos, apropriações e comemorações e Parte 6 – Pós-Guerra e Paraguai Contemporâneo.

Título: As Revoluções na América Latina Contemporânea

Autor: Marcela Cristina Quinteros; Luiz Felipe Viel Moreira (Orgs.)

Editora: UEM- PGH -História

Ano: 2016

Resumo: A partir do estudo de alguns casos nacionais – Colômbia, Paraguai, Argentina, Venezuela, Nicarágua, Bolívia – se analisam as profundas transformações operadas na América Latina durante a primeira metade do século XX. Cada caso é apresentado em um capítulo em que cada autor analisa, desde diferentes perspectivas, as mudanças que levaram a ser interpretadas como revoluções por suas transformações sociais, econômicas, políticas ou por serem apresentadas como tais no discurso.

Título: A Guerra do Paraguai ontem e hoje: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (1868-2003)

Autor: Ana Paula Squinelo

Editora: Ed. UFMS

Ano: 2015 (384 p.)

Resumo: A obra aborda as questões concernentes aos “espaços da memória” relativos à Guerra do Paraguai (1864-1870) e à Retirada da Laguna (1865-1867) nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; para tal considerou-se e analisou-se como “espaços da memórias” as obras de Alfredo d’Esgranolle Taunay, o Álbum Gráphico de Mato Grosso (1914), as biografias de Antônio João e Guia Lopes, a produção fílmica concernente à Retirada da Laguna (Alma do Brasil e Inocência), os espaços públicos (ruas, avenidas, prédios públicos, monumentos etc) e os projetos políticos referentes a Trilha da Retirada da Laguna elaborados e propostos tanto por governos tidos como de direita como de esquerda em Mato Grosso do Sul.

Título: As Relações Internacionais da América Latina

Autor: Luiz Felipe Viel Moreira; Marcela Cristina Quinteros; André Luiz Reis da Silva

Editora: Vozes

Ano: 2010

Resumo: O livro propõe uma síntese histórica das relações internacionais das nações latino-americanas, desde suas independências até o momento da publicação (2010). Dividido em três partes, a primeira se remete às relações entre os países latino-americanos durante o processo de formação e consolidação dos Estados Nacionais (1810-1914); a segunda, corresponde ao período compreendido entre a Primeira Guerra Mundial e a queda da União Soviética (1914-1989) e a terceira abarca o estudo das relações internacionais latino-americanas de 1989 até 2010.

bottom of page